terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cantiga O Defensor das Velhinhas por António Oliveira

É tempo de alguém tomar o lado das velhinhas. Como não vi ainda nenhum cantador tomar este lugar, eu próprio sairei do meu refúgio de paz para as defender no meu pouco entendimento de quadras. Mas segundo o que tenho observado nesses que cantam as velhinhas, eles mais parecem um homem com um só olho numa terra de cegos que passa a ser rei.


Cantiga em Quadra com Rima Em Defesa das Velhinhas
VELHINHAS EIS-ME AQUI NESTE DIA
PARA ESTAR AO VOSSO LADO
PARA VOS DEFENDER DA ZOMBARIA
DAQUELE QUE É MAL CRIADO
     
ÀS NOSSAS QUERIDAS VELHINHAS
ME DIRIJO COM AFEIÇÃO
NÃO DIGO QUE SÃO COITADINHAS
PORQUE COITADINHAS ELAS NÃO SÃO

MUITOS ANOS FORAM EMBORA
MUITO TEMPO JÁ FOI PASSADO
POR ISSO VOCÊS MERECEM AGORA
QUE ALGUÉM ESTEJA A SEU LADO   


PARA VOCÊS EU TENHO FLORES
E UM ABRAÇO SEM IGUAL
MAS PARA TODOS OS CANTADORES
UMA LIÇÃO DE MORAL


PARA OS CANTADORES DA TERCEIRA
SANTA MARIA E DE S. JORGE
POIS ELES SÃO OS QUE ESTÃO À BEIRA
DE SAIR DO MEU ALFORGE

PREPAREM-SE CAROS AMIGOS
PORQUE A FESTA VAI COMEÇAR
ENTRE GANHOS E PERDIDOS
UM DE NÓS HÁ-DE SE SAFAR

Cantiga bem conseguida em Defesa das Velhinhas enviada por
António Oliveira a quem muito agradecemos
.

1 comentário:

  1. A LAMURIA DE UM CANTADOR

    Ha por ai um cantador novo
    Que nasceu na nossa nacao
    Mas ele nao agrada ao povo
    Pois nao segue a tradicao

    O que é que vamos fazer
    Que sera de nos no resto
    Porque este homem vai trazer
    Sobre nos a fome e peste

    Donde foi que este homem veio
    De que parte é que ele saiu
    Isto agora é que eu nao sei
    Pois tal homem eu nunca viu

    Ele age com um fantasma
    Amedronta a todos nos
    Ja estou a ficar com asma
    E vontade de fazer cocos

    Nos temos de nos proteger
    Desta grande maldicao
    Pois este homem vai trazer
    O fim a nossa tradicao

    Ele é um cantador novo
    Com um cantar diferente
    Ele vai-nos tirar o povo
    Nao deixa ninguem para a gente

    Ele esta a querer invadir
    A nossa linda propriedade
    E se ele isto conseguir
    Adeus a nossa liberdade

    Eu nem quero pensar
    Se tal coisa acontecer
    O povo nos vai abandonar
    E da tradicao se esquecer

    Mas isto é o nosso ganha pao
    E de muitos clubes e religioes
    É por isso que as pessoas dao
    Muito valor as nossas tradicoes

    Meus senhores e minhas senhoras
    Que cantorias gostam de ouvir
    Vinde depressa sem mais demoras
    Aos nossos cantadores acudir

    Nao sabemos o que dizer
    Nesta situacao desesperada
    Pois este homem vai fazer
    Revolucao na desgarrada

    Ele esta bem escondido
    E nos arma uma emboscada
    E sabemos que neste sentido
    Nao lhe podemos fazer nada

    Ele esta usando a liberdade
    Que temos tambem aqui nos Acores
    Mas se o deixar-mos a vontade
    Ele da cabo dos cantadores

    Quem a este homem achar
    Diga-nos aonde ele se mete
    Que é para a gente lhe dar
    Uma grande sova e um sofrete

    A certeza quase que tenho
    E ja estou a preparar o soco
    Pela pesquisa que a fazer venho
    Ele se chama Antonio Mintoco

    Agora para terminar
    Com esta minha lamentacao
    Vamos todos nos juntar
    Formar uma forte uniao
    Para a gente poder enfrentar
    Quem nao segue a tradicao

    Mas ele nao vai desistir
    Pois ele é homem de acao
    Mas ele nao ha-de conseguir
    Acabar com a nossa tradicao



    Isto é pura imaginacao nao levem a serio
    versos do defensor das velhinhas

    ResponderEliminar